O que é Web Designer?

Com a popularização da internet as chances de emprego na área são cada vez maiores, por isso ir em busca de capacitação é fundamental para que possa garantir boas oportunidades no futuro da tecnologia, e o curso de web design é ideal para os criativos, prestativos e que gostam de artes e tecnologia.

O web designer fica responsável pelo planejamento, desenvolvimento e manutenção de sites e aplicações da internet. Quer saber mais sobre essa profissão e o curso disponível? Confira, a seguir, o que é um web designer!

O que é web designer?

Resumidamente, a função do web designer é criar sites, mas não tudo em um site, ele fica responsável pela criação visual (layout), pela transformação desse layout em versão web e pelo aprimoramento para os diversos dispositivos existentes hoje em dia.

Através de briefings, ele fica encarregado de entender qual é a necessidade do cliente e desenvolver um site que seja útil para os clientes finais, não necessariamente para quem o contratou.

É importante ressaltar que a função do designer não é a mesma que a do desenvolvedor web, que é responsável pela parte de programação.

Como é o curso nessa área?

Existe uma série de cursos disponíveis para quem deseja se especializar como web designer, sendo eles de nível médio, técnico ou superior. Em algumas escolas você pode encontrar o curso com outra nomenclatura, além de web design e design para web, como informática para internet, comunicação visual e multimídia.

Para atuar nessa área é necessário conhecer tipografia, teoria das cores, usabilidade, performance, ergonomia, processos gráficos e, ainda, alguns pontos indispensáveis, como HTML, CSS e JavaScript.

Entretanto, como trabalha com tecnologia, o web designer conta com algumas ferramentas para colaborar com o seu trabalho, sobretudo no desenvolvimento de códigos e das imagens, como o Dreamweaver, Photoshop, Fireworks e outros.

Web designer x Design gráfico

Embora tenham nomes parecidos e alguns conceitos em comum, existem grandes diferenças entre essas duas profissões. O design gráfico produz peças que serão impressas ou utilizadas em formato digital, como revistas, anúncios, logotipos, e outros.

Já os web designers criam funcionalidades apenas para a internet, o que inclui a aparência, mas também dados técnicos para a criação de um site, como a codificação.

Onde trabalhar como web designer?

Hoje a função desse profissional é fundamental em diferentes segmentos, assim o web designer pode atuar em empresas que desejam ter e manter seus sites atualizados.

As agências de publicidade, marketing digital e as que trabalham apenas com o desenvolvimento de sites para terceiros sempre possuem demandas para essa área. Ainda, nessa profissão é possível atuar de forma autônoma, como freelancer, atendendo pessoas e empresas a partir de um escritório próprio ou até mesmo de sua casa, no modelo home office.

Caso opte por atuar de forma independente, saiba que é necessário encontrar formas de divulgar o seu trabalho, por isso elabore estratégias de vendas para atrair mais e novos clientes.

Ficou interessado nessa profissão? Conheça o curso de Web Design da YesBras e aproveite as oportunidades desse mercado de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *