Conheça mais sobre a profissão Atendente de Farmácia.

Provavelmente você já deve ter notado que o número de farmácias tem crescido cada vez mais nos últimos anos, certo? Essa evolução acontece porque esse setor é pouco afetado pelas crises econômicas, tanto que o Brasil é o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, segundo a IQVIA.

Além disso, conforme a pesquisa, espera-se que as vendas de medicamentos no País continuem a crescer a uma taxa anual composta entre 5% e 8% no período 2018-2022, bem acima do aumento dos gastos globais com medicamentos. Consequentemente, surge também uma maior demanda por pessoas capacitadas que possam atuar nesse ramo.

O número de vagas, geralmente, não é pequeno, mas na maioria das vezes faltam profissionais qualificados atendam os perfis necessários. Por este motivo, investir em um curso de atendente de farmácia é a opção ideal para quem deseja aproveitar o crescimento desse segmento.

Quer saber mais sobre essa profissão? Ao longo do texto nós esclarecemos todas as suas dúvidas, confira!

O que faz um atendente de farmácia?

Primeiramente é preciso esclarecer que a função de atendente de farmácia não é o mesmo que atendente de loja, visto que ele precisa entender sobre cotidiano do estabelecimento, dos remédios e suas instruções. Ou seja, trata-se de um profissional excepcional, que deve estar preparado para o setor de vendas, além de demonstrar segurança e conhecimento, para evitar erros e gerar lucros para o negócio.

Ainda, o atendente de farmácia fica encarregado de recepcionar os clientes, efetuar as vendas e ajudar nas demais tarefas do estabelecimento. Dessa maneira, ele se envolve em todas as área da farmácia. Entre as funções e atribuições desse cargo estão:

  • Atendimento;
  • Venda de produtos;
  • Controle de estoque;
  • Operação de softwares;
  • Exposição adequada dos produtos;
  • Treinamentos de novos atendentes e muito mais.

É muito importante ressaltar que o atendente trabalha sob a supervisão de um farmacêutico e somente ele pode indicar ou prescrever receitas de medicamentos.

Qual o perfil ideal para essa função?

A principal característica para trabalhar como atendente de farmácia é saber lidar bem com pessoas. Ser simpático, saber ouvir e esclarecer as dúvidas dos clientes é fundamental para quem deseja ingressar nesse mercado.

Como você irá atender pessoas de diferentes idades, outra característica indispensável é ser paciente e saber explicar todas as informações aos clientes de forma que eles consigam entender. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença e transmitem a confiança capaz de fidelizar os clientes.

Por que fazer um curso para atuar nessa área?

O curso de atendente de farmácia é muito completo e contribue para atuação do profissional. Por este motivo, o candidato que possui essa qualificação acaba sendo mais almejado durante a seleção por vagas.

Em resumo, quem estuda para atuar nessa área aprende sobre atendimento ao cliente, técnicas de vendas, ética, organização do estabelecimento, armazenamento e gestão de compras, descarte correto de lixo hospitalar e também a operação de caixa.

Todas essas matérias favorecem o currículo do profissional, colocando-o à frente em relação a sua concorrência.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa profissão e sobre o curso disponível na área, que tal torna-se um profissional qualificado? A YesBras pode te ajudar! Entre em contato e esclareça suas dúvidas sobre o curso de atendente de farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *