Como se destacar no mercado de trabalho.

Infelizmente o número de desempregados ainda permanece alto no Brasil, sendo mais de 13 milhões de pessoas em busca de uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho. Pode-se dizer que vivemos tempos de alta competitividade e hoje é preciso muito mais do que conhecimento técnico para se destacar profissionalmente na empresa em que trabalha ou para conquistar um novo emprego.

As empresas estão de olho em profissionais que topam desafios, possuem atitude, contribuem com a produtividade e estão dispostos a engajar com a missão do negócio. Quer ser um deles? Separamos 5 dicas que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho, confira!

Como se destacar no mercado de trabalho?

Existem muitos profissionais qualificados em busca de um emprego ou de melhores oportunidades de trabalho. Para que você não seja incluso na lista de desemprego é necessário mostrar para a empresa que existem bons motivos para ela mantê-lo no quadro de funcionários. Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica para isso, mas mudar algumas atitudes pode ser o suficiente para te ajudar a conseguir um novo emprego ou manter a permanência no emprego atual.

Defina metas profissionais

Assim como em nossa vida pessoal, também precisamos definir objetivos profissionais. Onde você deseja chegar como profissional? Tornar-se o gerente ou presidente da empresa? Talvez abrir um negócio próprio? Ou prestar um concurso público?

Independente do seu objetivo, você deve estipular metas. Elas funcionam como um roteiro a seguir, e te ajudam a chegar até o objetivo final. Assim que estabelecer os objetivos e as metas, lembre-se de manter o foco para chegar onde deseja.

Além disso, não permita que as dificuldades e desafios, que certamente vão surgir ao longo do caminho, façam você desistir ou duvidar da sua capacidade.

Saia da zona de conforto

Se você está em busca de um emprego somente nas áreas em que já possui experiência ou está trabalhando na mesma empresa há anos, talvez seja hora de encarar novos desafios. Não se assuste ou desencoraje diante de uma proposta que sabe que será desafiadora ou que exigirá bastante de você. Acredite em si mesmo e na sua capacidade, encare os desafios como oportunidades para o seu crescimento pessoal e profissional.

Invista em conhecimento

Conhecimento nunca é demais e hoje em dia existem muitos recursos que contribuem para um aprendizado rápido e eficiente, como cursos à distância, vídeo aulas e podcasts. Mas você também pode optar pelos métodos tradicionais e iniciar uma pós-graduação ou um curso técnico, participar de palestras e workshops ou, ainda, ler os últimos livros lançados sobre sua área de atuação. O mais importante é estar por dentro dos principais assuntos relacionadas a empresa.

Ainda, essas opções são ótimas para quem possui pouco tempo livre disponível ou está sem muito dinheiro para investir. Aprender um novo idioma também é um diferencial que abrirá portas para novas oportunidades.

Desenvolva um bom currículo

O currículo será como o seu cartão de visita entregue aos recrutadores, por isso é importante dedicar um tempo para desenvolver alto atrativo e que contenha as informações mais relevantes sobre a sua carreira profissional. Sendo assim, informe o que você espera alcançar com o emprego, o que fez em outras empresas e como poderá ajudar na empresa de interesse e quais são os principais cursos ou palestras que participou.

Fique atento a sua postura e comportamento

Durante a entrevista de emprego, demonstre segurança em si mesmo e na sua capacidade profissional. Escolha uma roupa adequada e tome cuidado com o vocabulário, afinal você estará em uma situação formal e não em uma roda de amigos. Se você já está empregado, demonstre liderança. Um líder é aquele que motiva e inspira as pessoas a seu redor e apresenta soluções e processos úteis para empresa.

Acima de tudo, seja proativo. Não espere seus colegas falarem qual é a próxima tarefa a ser feita, mas se ofereça para fazer algo sempre que estiver ocioso.

Como vimos, não existe nenhum caminho fácil ou milagroso que fará você se destacar no mercado. É necessário se dedicar diariamente em pequenas ações para conquistar grandes resultados. Gostou do nosso artigo? Aproveite para curtir também a nossa página no Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *