5 dicas para ser um ótimo Supervisor de Vendas.

Geralmente, o sonho de todo vendedor é ser promovido a supervisor de vendas. Mas, apesar do nome ser autoexplicativo, muitas dúvidas ainda surgem em relação a este cargo. Afinal, qual é o verdadeiro papel do supervisor de vendas?

O supervisor de vendas é o responsável por garantir a realização das políticas comerciais da empresa, ajudando os demais vendedores a executarem suas funções com eficiência e qualidade.

Para isso, o profissional deve conhecer o mercado e principalmente o público, estar a par de todas as informações relacionadas aos produtos vendidos, identificar quais são os vendedores que precisam de auxílio, entre outras funções.

Para ser bem-sucedido nesse cargo é necessário dedicação e planejamento para liderar sua equipe e assim atrair bons resultados. Para te ajudar, listamos algumas dicas a seguir:

Mude o seu foco

Ao se tornar supervisor o seu papel será como líder de vendas, o que significa mudar o seu foco para impulsionar os pontos fortes da sua equipe e de cada vendedor.

É preciso pensar estrategicamente e buscar entender as individualidades, pois cada pessoa é diferente e, assim, liderar de acordo com as características pessoais.

Aprenda a ouvir

Certamente ao longo da sua carreira você encontrou pessoas que te ouviram e te ajudaram a chegar no lugar em que você chegou.

Aprenda a ouvir o que os demais colaboradores tem a dizer, tenha empatia e lembre-se de quando você era vendedor. Seja como um coach e dê apoio a sua equipe.

Sirva como exemplo

Muitos supervisores de vendas são selecionados para o cargo porque eram profissionais responsáveis, dedicados e produtivos enquanto vendedores. Ser um bom exemplo motiva os demais colaboradores a se espelharem em você e a segui-lo como líder.

Além disso, busque por capacitações e treinamentos sobre como gerenciar uma equipe de vendas e como ajudar a empresa em relação aos lucros e a rentabilidade.

Peça ajuda

Até mesmo aquele grande empreendedor que você admira em algum momento precisou de ajuda, ninguém sabe tudo e como supervisor de vendas não é diferente. Como líder, você precisa servir como suporte para os funcionários, portanto, ao negar ajuda você acaba prejudicando a si e aos demais.

Por este motivo, não hesite em pedir ajuda, busque por livros, vídeos ou com um mentor. O importante é esclarecer as suas dúvidas e se manter informado sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Motive os colaboradores

Também é de responsabilidade do supervisor de vendas realizar treinamentos, capacitações e incentivar a equipe de vendas. Para isso, faça reuniões e compartilhe experiências sobre os produtos, além de técnicas e estratégias de vendas.

Manter os vendedores com foco total é essencial para alcançar bons resultados, para isso, o supervisor pode utilizar as próprias palavras e ações, ou contar com o apoio de filmes, palestras e livros que faça os membros da equipe crescerem profissionalmente.

Gostou deste e dos outros conteúdos publicados aqui no blog? Aproveite para curtir a nossa página do Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *