5 dicas para ser produtivo no trabalho.

Escritório, coworking ou home office? O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e hoje já é possível trabalhar de qualquer lugar que tenha acesso a internet. Apesar da tecnologia favorecer o nosso cotidiano com aplicativos e funcionalidades, nunca foi tão difícil manter a produtividade, visto que estamos sempre rodeados de distrações como as redes sociais.

Se você anda se sentido improdutivo, saiba que não está sozinho. No Brasil, entre 1996 e 2010, o índice que mede a produtividade, chamado de PTF (produtividade total dos fatores), caiu de forma acentuada em comparação com o resultado americano, saindo de 69% em 1996 para 48% em 2014, revelou a pesquisa feita pelo Insper em parceria com a consultoria Oliver Wyman.

Mas para reverter essa situação, você pode colocar em prática simples atitudes e utilizar as nossas dicas como base para alcançar uma melhor produtividade. Que tal? Saiba mais a seguir!

Dicas para ser mais produtivo

Organize o seu dia na noite anterior

Antes de dormir, reserve alguns minutos para listar tarefas importantes a serem realizadas no dia seguinte. Se preferir, gaste os últimos 5 minutos do expediente para fazer isso. Assim você não precisa se preocupar em lembrar quais são os seus afazeres para o próximo dia. Além disso, terá mais disposição ao acordar evitando perder tempo do seu dia.

Ouça música para aliviar o estresse

Existem diversas maneiras de aliviar o estresse, mas talvez a mais simples e que te indicamos é ouvir música. Uma canção tranquila pode fazer com que você fique mais relaxado e, consequentemente, mais produtivo. Agora se você está frequentemente estressado e isso tem afetado sua produtividade e cotidiano, pode ser uma boa ideia dar o play em uma música que você goste.

Faça uma coisa de cada vez

Se normalmente você possui muitas tarefas para realizar durante o dia e algumas exigem um pouco mais de concentração, mantenha o foco de realizá-las uma de cada vez. Em algumas situações ser multitarefas significa deixar a qualidade de lado e acabar encontrando falhas durante o processo. Na verdade, ao priorizar uma coisa de cada vez, o foco em cada tarefa poderá ser maior, assim aumentando a qualidade e evitando que o tempo seja desperdiçado com retrabalhos.

Tenha uma rotina de exercícios

Constantemente os médicos e profissionais na saúde reforçam o quanto os exercícios físicos são importantes para o corpo e também para a mente, ou sejas, eles também contribuem para a melhora da produtividade. Realizar atividades físicas reduz as chances de adoecer e os níveis de estresse, proporciona melhora na memória e na capacidade de reter informações.

Seja organizado

Manter as tarefas organizadas faz com que elas sejam mais fáceis de serem identificadas e realizadas. Em razão disso, tenha um bom sistema de armazenamento para seus documentos, assim você pode acessar o que quiser com facilidade e rapidez. Utilize também a tecnologia a seu favor e organize a sua rotina através de aplicativos como, por exemplo, o Wunderlist e o Todoist. Se preferir, faça uma breve pesquisa na internet e encontre diversos outros recursos que podem facilitar a organização da sua rotina.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como ser mais produtivo, venha para a YesBras e faça um curso profissionalizante para se destacar ainda mais no mercado de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *